sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Líbano, Algumas curiosidades.

Líbano, algumas coisas interessantes.



O nome oficial é República do Líbano.
A palavra Líbano significa “branco”, ou “leitoso”.

O idioma oficial é o árabe libanês. (vide Wikipédia)




As crianças, no entanto, aprendem inglês e francês na escola.

O árabe falado no Líbano é diferente de outros países do Oriente Médio, devido a mistura de povos, assim como a influência europeia ajudou a criar um dialeto com fortes influências da língua turca, do francês e do inglês.


O cedro-do-Líbano, a árvore típica do país, no centro da bandeira, símbolo do pais foi largamente utilizada na antiguidade. A árvore é citada 75 vezes na Bíblia.


Metade da população libanesa vive na região metropolitana de Beirute. Fundada por fenícios séculos antes de Cristo, Beirute foi ocupada por gregos, romanos, bizantinos, árabes e otomanos, e quase totalmente destruída durante a guerra civil de 1975 a 1990. Grande parte foi destruída e a cidade dividida por uma linha verde que separava os bairros muçulmanos e cristãos.
O Líbano é uma democracia parlamentr regida pela constituição de 23 de maio de 1926, que foi alvo de várias emendas, a mais importante das quais ocorreu em 1989. Esta constituição consagra a divisão do poder em três ramos, o executivo, legislativo e judiciário. Segundo a lei, os cargos de presidente, primeiro-ministro e porta-voz do parlamento devem ser ocupados respectivamente por um cristão maronita, por um muçulmano sunita e por um muçulmano xiita.
O poder executivo recai sobre o presidente da República Libanesa, que nomeia para tal função o primeiro-ministro e o resto do gabinete, nos quais exercem dita função, reservando-se ao Presidente da República amplas competências. A Assembleia Nacional elege o presidente por períodos de seis anos
A maioria dos libaneses são muçulmanos. No entanto existe uma grande variedade religiosa: cristãos armênios, cristãos ortodoxos, coptas, drusos, católicos, judeus…

 Os fenícios, uma das civilizações mais antigas a viver no Líbano, eram povos semitas (parentes de árabes e judeus) que habitavam a faixa litorânea do país e de cultura comercial marítima empreendedora. Colonizaram quase todo o litoral mediterrâneo. Suas principais cidades foram Tiro, Sidon e Biblos. Fundaram a cidade de Cartago, no território da atual Tunísia.





Beirute, no Líbano, assim como as cidades de Istambul (Turquia), Sofia (Bulgária), Atenas (Grécia), Bagdá (Iraque), Alexandria (Egito), e Meca (Arábia Saudita) fizeram parte de um único império, chamado de Império Otomano.
Milhares de palestinos vivem em campos de concentração de refugiados no Líbano.

A bebida típica do país é o arak, uma espécie de bebida alcoólica de tâmaras (ou uvas) com anis. O arak possui alto teor de álcool e é normalmente consumido com gelo ou diluído em água.
O Líbano é um dos mais antigos produtores de vinho do mundo, com vinhedos descritos nos textos bíblicos e templos ao deus Baco. Sua produção, proibida durante séculos pelo domínio otomano, manteve-se graças à minoria cristã e foi retomada em função da demanda gerada pelos franceses no século XIX. O Vale do Bekaa, centro da produção vinícola do país, sofre com os bombardeios em períodos críticos, mas seu excelente terroir faz com que os vinhos de qualidade que ali são produzidos figurem entre artigos de coleção e apreciação por todo o mundo.

Sobre a culinária libanesa já falei em um post anterior, e publiquei um pequeno glossário de comidas árabes. Podem conferir nos link abaixo, é legal:

O Brasil recebeu um grande contingente de imigrantes libaneses a partír do final do século XIX , época em que o Líbano fazia parte do Império Otomano. A maior parte do fluxo migratório foi em direção às regiões Norte e, principalmente, Sudeste.
Entre esses imigrantes libaneses estavam meu pai, Pedro Antonio Ganem,  e meus tios, que acabaram por fundar em 12 de setembro de 1946, o Clube Monte Líbano do Rio de Janeiro:
http://www.clubemontelibano.com.br/historico.php
  A lista está em ordem alfabética e meu pai é o sócio número 238.

Alguns brasileiros famosos descendentes de libaneses

1.Adib Domingos Jatene - Nasceu no Acre – Médico cirurgião torácico e Cientista Brasileiro – Foi inventor de uma cirurgia do coração obtendo trabalho com Dr. Zerbini . Secretario da saúde na gestão Paulo Maluf – Ministro da Saúde gestão Collor.
2. Guilherme Afif Domingos - Nasceu em São Paulo – Secretario de Agricultura e abastecimento na gestão Paulo Maluf -  Secretario Municipal do Planejamento gestão Celso Pitta – Vice Governador de São Paulo gestão Alckimin. 
3.Antônio Salim Curiati - Nasceu em Avaré – Prefeito de São Paulo em 1982 - Secretário Estadual da Promoção Social gestão Paulo Maluf – Especialização em Otorrinolaringologia.)
4.Raimundo Roberto Morhy Barbosa  (Beto Barbosa) - Nascido em  Belém – Cantor e compositor brasileiro – Rei da Lambada  e Adocica .
5.João Batista Sérgio Murad ( Beto Carrero ) - Nascido em São José do Rio Preto – Famoso idealizador do antigo Beto Carrero Word  - Era considerado o maior parque temático da America Latina.
6.Raimundo Fagner - Nascido em Orós filho do imigrante e comerciante José Fares – conhecido como cantor “ Fagner “ .
7.Maurício Mattar - Nascido no Rio de Janeiro – Ator e cantor – descendente de Libaneses.
8.Antoine Rizkallah Kanaan Filho  (Tony Kanaan) - Nasceu em Salvador – grande piloto de automobilismo brasileiro –Campeão da Formula Indy 2005.
9.David Nasser - Nasceu em Jaú – Compositor e Jornalista do Brasil – Reportagens famosas: “ Chico Xavier Detetive do além” – A briga com Brizola –
Livros “ A Cruz de Jerusalém” –Só meu Sangue é Alemão.
10.Édson  Cabariti ( Bolinha) – Nasceu em Araçatuba – Radialista e apresentador brasileiro – Famoso Clube do Bolinha e suas  Boletes um descendente Sírio .
11.Pedro Jorge Simon ( Pedro Simon) – Nascido em Caxias do Sul - Político Brasileiro – Ministro da Agricultura  ( 1985) – Governador do Rio Grande do Sul ( 1987) Senador .
12.Marina de Sousa Dantas Elali ( Marina Elali) – Nasceu em Natal – Cantora e compositora Brasileira – Sua voz é considerada Spinto soprano dramático que é qualidade de voz para tenor com peso intermediário entre a lírico e á dramático.
13.Rosângela Barros Assed Matheus de Oliveira ( Rosinha Matheus) – Nasceu em Itaperuna – Primeira mulher eleita governadora do Estado do Rio de Janeiro – Prefeita de Goytacazes.
14. Fause Haten - Nasceu em São Paulo – Estilista brasileiro – Coleções no Phytoervas e São Paulo Fashion Week – Premio Abit Fashion Brasil 2001.
15. Michel Miguel Elias Temer Lulia ( Michel Temer)  -Nascido no Tietê– Vice presidente do Brasil na  gestão Dilma Roussef - Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo.
16.Ibrahim Sued – Nasceu no Rio de Janeiro  - Filho de Imigrantes árabes se tornou apresentador de televisão , colunista , critico  e jornalista.
A Faculdade da Cidade do Rio de janeiro lhe outorgou o titulo emérito do curso de Jornalismo por seus feitos ao Estado. 
Foi Homenageado com uma estatua no ano de 2003  em frente ao Hotel Copa Cabana Palace.
17.Aziz Nacib Ab'Saber – Nascido em São Luiz de Paraitinga ( SP) – Referencia em assuntos relacionados ao meio ambiente e os impactos ocasionados pela influencia humana na natureza.
Filho de um mascate Libanês e uma brasileira de Paraitinga este descendente árabe defendeu uma ação mais fortificada dos cientistas brasileiros para com as ações sociais.
Dentre suas obras como Professor universitário Brasileiro e  Geógrafo podemos destacar:“ Ecossistemas do Brasil “ – “ Litoral Brasileiro” – 
“A Terra Paulista”.
18.Tânia Calil Padis Campos  ( Tania Khalil) – Nascida em São Paulo  - Descendente de Espanhóis e Árabes é uma atriz brasileira atuando hoje na novela “ Salve Jorge 2013 Ayala".
Dentre outras participações: “ Sabor da Paixão “ – Cobras & Lagartos “ Nikki” – Pé na Jaca “ Paula” -  Caminhos das Índias “ Duda” – Fina estampa “ Letícia”.
19.Fadlo Sabag (Fábio Sabag) – Nasceu em Bariri ( SP) – Diretor –
Ator ( Cinema – Teatro).
Na televisão alguns trabalhos importantes a Fábio Sabag foram – Você decide – Rainha da Sucata – Mandala – O Acusador – De Corpo e Alma – Kubanacan – O Beijo do Vampiro – Pecado Capital – Cambalacho.
Fadlo quase chegou ao numero de sete mil apresentações nas produções artísticas brasileiras. Também na área do cinema damos destaque em : “ Os Mendigos – Pluft o Fantasminha – O sabor do pecado – O roubo das calcinhas – O Homem do Pau - Brasil.
20.Alziro Abrahão Elias David Zarur ( Alziro Zarur ) – Nasceu no Estado do Rio de Janeiro Fundador da LBV ( Legião da Boa vontade ) , radialista , jornalista , poeta e escritor.
Os seus objetivos com a Legião da Boa vontade no Brasil foi promover diálogos inter- religiosos promovendo ações fraternas na área da caridade, filosofia e educação.
21.Sabrina Sato Rahal -  Nascida em Penápolis ( SP) – Ascendência Japonesa e Libanesa é uma Empresaria – Atriz – Modelo – Humorista e repórter brasileira. Participante do Big Brother Brasil e programa Pânico na TV  .
22.Mouhamed Harfouch – Nasceu no Rio de Janeiro -  Um famoso ator brasileiro que cresceu em suas atuações em novelas do país. Seus trabalhos na televisão nacional podem ser destacados como : “ Você decide “ – Pé na Jaca “Hussein” – Guerra e Paz “ Paulo” – Cordel encantado “ Farid” – Malhação – Cama de Gato “ Almeidinha “.
23. Roberto Frejat ( Frejat) – Nasceu no Rio de Janeiro – Guitarrista brasileiro – cantor e compositor . De origem árabe judaica ( Mãe Judia e Pai Árabe ) fundou o “ Barão vermelho”.

Espero que tenham gostado, aos meus amigos libaneses ou que vivem no Líbano, ou conhecem o Líbano, por favor me corrijam se tiver alguma coisa errada, ou acrescentem outra coisa.


Pedro Ganem

Nenhum comentário:

Postar um comentário