domingo, 30 de agosto de 2015

Nomes de comidas árabes, com fotos

        Nomes de comidas       árabes, com fotos


        Como havia prometido no post anterior, aí está um mini glossário de comidas árabes.

        






ARAYESS  - Sanduíche com carne de cordeiro 

ATAIF (katayef, kataif, atayef) - Pequenas panquecas recheadas de nozes ou queijo e umedecidas com uma calda rala feita de água, açúcar, limão, água de rosas ou de flor de laranjeira. Também é usado o mel no lugar da calda. 
É uma sobremesa luxuosa, muito usada em casamentos por todo o Oriente Médio e mundo árabe.

BABA GHANOUJ - Pasta de berinjela, tahine, suco de limão, alho, sumac, sal e azeite de oliva. 



BAHARAT (Bjar) - Especiarias mistas utilizadas nos países árabes. 
BAKLAWA (baklaua) - Sobremesa composta de várias camadas de massa phylo  intercaladas por um recheio de frutas secas  (em geral nozes embebidas na calda de maçã e limão) e regada com mel ou calda de flor de laranjeira. Geralmente no formato de triângulo. 

BAMIA (Okra o Gombo) - É o nosso quiabo. Fresco ou em conserva, é servido como acompanhamento de carnes e frango. 


BARAZEQ - Biscoito de sementes de gergelim e mel. 


BASBOOSA - Bolo  denso de trigo e iogurte que é ensopado em um xarope doce. Possui vários nomes e várias formas de fazer.  

Os sírios e os palestinos chamam-no de Hareesa e usam farinha como o ingrediente principal; os libaneses chamam-no de Nammoura e acrescentam coco à mistura, e os Egípcios chamam-no Basboosa e usam a sêmola de trigo em vez de farinha. 


BERIANI (Biriani, Biryani) - Prato de carneiro à base de arroz, amêndoas, uvas-passa e pinoli, originário do Iraque. 


BUKHARI - Cordeiro e arroz frito com cebola e, suco de limão, cenouras e tomates 


BURGHUL (bulgur - burgol) - É o grão do trigo integral parcialmente cozido no vapor, seco, normalmente ao sol, e, por fim, partidos em  pequenos pedaços. As dimensões do grão, depois de partido, são variáveis, assim como a sua coloração. Quanto ao granulado, existe o bulgur de  maior dimensão que é normalmente utilizado na preparação de pilafs, e o bulgur de granulado  muito fino utilizado especialmente em köftes, quibe e na salada de bulgur (kısır). Quanto à coloração, varia entre o esbranquiçado, amarelo e o castanho. Na Turquia estão disponíveis todas estas variantes.

Conhecido como burghul em países do Médio Oriente e do Norte de África e como bulgur na Turquia, é feito de diferentes tipos de espécies de trigo, mas  mais frequentemente de trigo duro ou durum (triticum durum). No Brasil, chamamos de trigo pra kibe. 


CARDAMONO - Planta originária da Índia, os seus grãos de cor cinza e oleosos são usados para perfumar e chá, especialmente na península árabe.   


CARVI - É uma especiaria muito usada na cozinha árabe, parecida com o cominho. Os tunisianos a misturam com o coentro, pimenta fresca e alho. Essa mistura recebe o nome de Tabel. 


COUSCOUS - O couscous é um prato de origem bárbara, apalavra se refere ao mesmo tempo à sêmola e ao prato preparado com verduras,  carnes e raramente peixe. Para prepará-lo é necessário a cuscuzeira, uma  panela especial composta de duas partes, uma superior furada na base para  cozinhar a sêmola ao vapor e uma inferior para os temperos e condimentos. 


CURCUMA - Tempero de origem indiana de cor amarela-laranja, que além do sabor dá também cor, muito parecido com o açafrão, e por essa razão muitos o consideram o açafrão dos pobres. 


FALAFEL - Falafel são bolinhos de grão de bico, fritos, com cebola, alho e coentro. 


FATAYER  Fatay - esfiha fechada - Massa recheada com espinafre, carne ou queijo. 


FATTUSH (Fattoush)  - Salada com crostini, pepino, tomate e hortelã. 


FUL Pasta de feijões negros e lentilhas vermelhas cozidos em fogo lento e temperado com suco de limão, óleo de oliva e cuminho. 


GAHWA (Kahwa) - Café. 


HALBA (Fiengreco) - Pequenas sementes amarelas usadas especialmente na península árabe por suas propriedades sedativas e anti-reumáticas. 


HALIB - Leite 


HALWA (halva) - Doce feito com massa de sementes de gergelim torradas,  moídas e misturadas com açúcar derretido. É por vezes temperado com mel,  baunilha e pistache. frutas ou nozes. 


HARIRA (Maghreb) - Sopa de carne e legumes secos, um prato extremamente leve e completo, muito consumido nos meses de Ramadan, servido como primeiro prato para a quebra de longas horas de jejum. 


HARISSA - A Harissa è uma especialidade tunisiana, difundida em todo o  mundo árabe. É um pasta de pimenta fresca, alho e azeite de oliva. 


HOMMUS - O hommus é uma pasta feita com grão-de-bico e tahine, uma  pasta de gergelim, que é normalmente temperada com suco de limão, cominho, alho, azeite e páprica. 


JARISH - Grãos de trigo cozidos no iogurte ou no leite e temperado com especiarias. 


JEBNE - Queijo branco 


KABSA - Clássico prato árabe à base de carne e arroz. 


KAFTA - Espetinho de carne moída, cebola e especiarias, grelhado. 


KAMAREDDINE - Néctar de damasco que se coloca no pão durante o Ramadã. 


KAMUN (cominho) - É uma especiaria aromática e digestiva, as sementes se assemelham as da erva-doce. Muito usado nos países árabes e quase sempre junto com a páprica doce. 


KADAIF (kanafeh, knafeh, kataifi, konafa, konafah, kunafah, kunafi, kadayif) - Massa fresca, com fios longos, finos, como o vermicelle (cabelinho de anjo) italiano, e flexíveis. É utilizada, principalmente, na confecção de doces deliciosos, mas também em alguns pratos salgados. Por kadaif (ou todos os outros nomes) também é conhecido um dos mais tradicionais doces árabes, feito com a própria massa kadaif, manteiga, nozes e um queijo especial Nabulsi 


KEBAB - Espeto de carne grelhado. 


KHUBZ ARABI  (pão sírio) - Pão leve e macio, em formato redondo. 


KHUBZ MARCOOK - Pão árabe leve, feito em casa. 


KIBBEH (kibe) - Bolinho de carne de cordeiro moída com trigo (bulgur). 


KIBBEH NAYE (kibe cru) - Carne moída com trigo (bulgur) crua. 


KLEEJA - Biscoito de canela originário do Iraque. 


KOSHARY - Prato de massa, arroz e lentilha com adição de cebola, pimentões e molho de tomate. 


KOUZI - Cordeiro cozido no forno sobre uma camada de arroz, de modo com suco da carne seja absorvido pelo arroz. 


KUZBUR (coentro) - Erva fresca muito semelhante à salsinha, com um aroma mais forte. Usado com carnes e saladas. 


LABAN  (ou Zabadi) - Coalhada Fresca. A Coalhada Seca é chamada de  “Laban Musafa” ou “Labne”. A coalhada Seca diferencia-se da fresca pelo  teor de umidade. A coalhada seca fica por um dia na geladeira, em um filtro de pano ou papel dessorando. Quanto mais tempo ficar na geladeira dessorando,  mais ácida e seca a coalhada ficará. 


LABNEH - Creme de queijo muito denso feito de iogurte. 


LAHMA BI AJEEN (lahmajoun, lahm bi-`ajĩn) - Pizza árabe. 


LOKUM (loukoum, loukoumi,  Loukoum, turkish delight)- Doce de rigem turca, cujo nome original completo é "rahat lokum", que se difundiu por todo o mundo, sendo muito apreciado.
Antigamente, chamava-se de Lokum a uma grande variedade de doces  turcos,  a maioria deles elaborados a base de açúcar e cremes, conhecidos,
 também, por “delícias turcas”. Com o tempo, a denominação de Lokum se  restringiu a um único produto - uma espécie de geléia cortada em cubos e  recoberta com açúcar de confeiteiro, feita de amido, açúcar e água. Um  processo especial durante sua elaboração lhe confere uma textura suave e  elástica. Pode ter vários aromas e cores. O mais tradicional é rosado e aromatizado com água de rosas. Algumas receitas incluem frutos secos picados,  como nozes, avelãs ou pistache.
É um quitute fino, muito usado em festas, para presentear ou para receber
 convidados. 

LOUBIA (fassulya) - Feijões cozidos no molho de tomate. 


MAZAHERDestilado não alcoólico de flor de laranja - água de laranjeira. Usado no preparo de doces e sobremesas como a macedônia e laranja com canela, etc... Água de flor de laranjeira. 


MÂ EL WARD - É um destilado de flor de rosas, muito aromático, usado no preparo de doces. Água de rosas. 


MAHALABIDe origem libanesa é um manjar a base de leite, servido frio. 


MAI'I - Água 


MAMUL  (Maamoul) - Mamul é um doce árabe cuja receita é composta de semolina, manteiga, mahlab socado, leite, amêndoas, nozes, chá de água de flor de laranjeira. É um doce bonito, com o formato de uma concha. Há, também, os feitos de pistache, mas esses o formato é alongado. 

MANTOU - Bolinha de massa cozida feita com carne de cordeiro picadinha 


MAQLUBA - Prato à base de frango ou peixe, arroz, berinjela e couve-flor.  Muito difundido no Oriente Médio. 

MARKOK - Guisado de cordeiro e abóbora 


MEGHLI - Espécie de pudim de arroz, de origem libanesa, tradicionalmente preparado em ocasiões especiais, sobretudo quando do nascimento de um bebê, para ser servido às visitas recebidas. Também é 
servido na ceia de Natal, junto com o rocambole natalino (Bouche de Nöel).  É feito com leite fresco, água de rosas, mel e pistaches picados. Atualmente, perdeu um pouco seu caráter de sobremesa só para ocasiões especiais e é usualmente consumida. 


MEHSHI - Vegetais recheados com carne picadinha ou moída. Em algumas recitas usa-se a carne misturada com arroz no recheio. O mais comum é usar berinjela, abobrinha, folhas de uva, de couve ou repolho. 


MELOKHIYYA - É uma planta de folhas muito parecida com espinafre. Seca e moída e usada em pó, verde. Muito usada no Egito na preparação de sopas tradicionais. 


MEZZE (mezza, mezzah) - Seleção de aperitivos ou pequenos pratos que  antecedem uma refeição árabe. Correspondem à nossa entrada. Em geral, incluem baba ghannouj, homus, esfiha, kibe, samboosak e saladas como tabouleh. Quase sempre, também, conta com azeitonas e escabeches. 

MUBASSAL - Fritada de cebola. 


MUHAMMARA - Pasta de nozes com óleo de oliva, cominho e pimentões. Servida passada no pão sírio. 


MUSAKHAN - Guisado de frango com sumac (ou sumagre - pó vermelho e ácido extraído das frutas da planta sumagre). 


MURTABAK (Mutabak, Martabak ou Mutabbaq) - É uma espécie de  crepe que pode ser salgado e doce. É uma típica comida de rua, 
comumente encontrada na Arábia Saudita, Iémen, Indonésia, Malásia, Tailândia, Cingapura e Brunei. Dependendo da localização, o nome e os 
ingredientes podem variar significativamente. Em árabe, a palava mutabbaq (ou mutabbag)  significa "dobrado". O recheio salgado mais comum é o de carne de carneiro, mas, também, são  usados outros tipos de carne. O recheio doce mais usual é o de chocolate. 


MUTABEL - Berinjela com tahine, azeitonas e suco de limão. 


NABULSI - Queijo branco salgado, tradicional nos territórios palestinos, a Jordânia e países vizinhos. É produzido, principalmente, com leite de cabra  e de ovelhas, embora o leite de vaca, também, seja usado. O queijo de Nabulsi é branco e retangular na forma. É semi-difícil sem buracos de gás. Fica suave e elástico quando aquecido. Ele é o queijo de leite de uma ovelha típica ou cabra, mas é tradicionalmente saboroso a mahlab (Prunus mahaleb) e  resina do lentisco (Pistacia lentiscus) acrescentado à salmoura fervente. É comumente usado como um queijo de mesa salgado e como um ingrediente  principal de knafeh. 


QUOZI (Síria) - Torta recheado com arroz, frango, amêndoas, uvas passas e pinoli. 


RAS AL-HANUT (Marrocos) - E' uma mistura de muitas especiarias moídas,  grãos de pimentas pretas , noz-moscada, canela, cravo, brotos de rosas, gengibre, cúrcuma, cardamomo, etc.. 


ROCCA - Salada verde aromática com sabor de mostarda. 


SAMBUSEK - Torta em forma de triângulo de carne, queijo e espinafre. 


SAYYADIYA - Prato de peixe levemente temperado servido sobre uma camada de arroz. 


SCAI - Chá 


S’FIHA (lahmajoun , lahmacun, lahm bi ajeen, esfiha) - Esfiha (ou esfirra) é uma pequena torta assada originária da Síria e encontrada em outros países do Oriente Médio: na Jordânia, no Líbano, na Palestina e no Iraque. Existem diversas receitas diferentes de esfiha; a forma tradicional sempre é feita  com massa de pão, assada no forno com recheios que podem ser de carne de  carneiro, carne bovina, queijo, coalhada ou verduras temperadas. 


SELEEK - Prato de cordeiro e arroz, onde o arroz é cozido no leite 
 separadamente da carne 


SHAWERMA - Cone de carne prensada, de cordeiro, frango ou boi, assado  num espeto vertical. A carne é fatiada no próprio espeto, que continua girando em torno ao fogo, que é lateral. O sanduíche mais popular da Arábia Saudita é feito com pão sírio, a shawerma, salada, molho quente e tahine. 


SHEESHA (narguilé) - Cachimbo pra fumar folhas de fumo o fruta seca, a fumaça passa antes por um filtro de água. 


SHISH KEBAB - Espetinhos tradicionais feitos de carne de cordeiro ou  bovina, na brasa, com molho picante à parte. 


SHISH TAUK - Espetinhos de frango na brasa.
SHURBA - Sopa 

SNOBER - Pinoli 

SUKKAR - Açúcar 



TABBULEH - Salada de trigo, tomates, hortelã e salsinha. 


TAJINE (Marrocos) - É um recipiente em terracota com uma tampa com forma cônica.  Tajine  é, também, o prato de carne ou peixe com 
verduras. Tradicionalmente é cozido no "Bajmar" uma grelha onde se coloca o carvão ou lenha. 


TAHINI (tahine, tahina) - É um creme que se obtém das sementes de gergelim tostadas e espremidas. Muito densa e de cor de nozes.Muito usada no Oriente Médio. 


TAKLIA - Tempero feito com alho e coentro. 


TAMR - Tâmaras 


TARATOR - Maionese de pinoli, coentro e limão. 


UM ALI - "A mãe de Ali" é um pudim feito de suco de uva, coco moído no leite. 


WARAK ENAB (Charuto) - Folhas de uva recheadas. 


YANSOON - Chá com especiarias usado com finalidades curativas. 


YUVARLAMA - Sopa de origem turca, feita com carne, grão-de-bico, menta, azeite de oliva e iogurte. 


ZAITUN - Azeitonas 


ZATTAR - Misto de especiarias, de sabor picante e salgado, composto por gergelim, cominho, coentro, orégano, manjerona, sal refinado, colorau e acidulante ácido cítrico. É também conhecido como "Blend"do Oriente Médio.


         Espero que tenham gostado, se alguém quiser corrigir alguma coisa, pode ficar a vontade.


Pedro Ganem 

2 comentários:

  1. Pedro, parabéns , gostei muito deste glossário. Você poderia ter um canal de como aprender língua árabe , o básico . Parabéns ! Aplausos !

    ResponderExcluir
  2. Parabéns primo, perfeita aula da nossa culinária! Mil bjs 😘😘😘😘

    ResponderExcluir